


A Romã cresce e floresce muito rápido.
Família: Punicaceae
Romã anã
Origem: Ásia Ocidental, Oriental e região do Mediterrâneo.
Características: Árvore de folhas semicaducas, de cor verde brilhante e delgadas. Em climas quentes, sem um inverno rigoroso, se mantém sempre verdes. Floresce no final da primavera princípio do verão, desenvolvendo flores laranjadas, que darão origem aos pequenos frutos da mesma cor e que carregam muitas sementes. É conhecida no Egito há 2.500 aC e também é mencionada várias vezes no velho testamento.
Ambiente: Gosta de lugares quentes e necessita de muita luz. Em climas frios tem que ser protegidas das geadas, porém o frio moderado do inverno é importante para que possa efetuar sua parada estacional e perder algumas folhas.
Rega: Necessita de rega abundante nos períodos de crescimento. No inverno, quando caem suas folhas, a rega deve ser mais moderada.
Adubo: Durante o período de crescimento e frutificação, a cada duas semanas (primavera e outono). Nunca adube uma árvore doente ou recém transplantada.
Transplante: A cada um ou dois anos. O transplante deve realizar-se ao final do inverno, antes de iniciar a brotação, procurando cortar 1/3 parte das raízes.
Poda: Para se conseguir uma boa ramificação, podamos os brotos novos quando têm de seis a sete pares de folhas, cortando logo acima do primeiro ou segundo par. Para conservar as flores não se deve cortar os brotos novos após o início de novembro. Somente depois da floração faz-se a poda dos brotos para conservar sua forma. Os galhos mais grossos podem perfeitamente ser podados no inverno.
Limpeza: Eliminar as folhas amarelas e algumas flores dos galhos muito carregados. Se a árvore der frutos é importante colhê-los antes que caiam por si mesmos, para não fatigar a árvore. Após a brotação da primavera é preciso fazer a limpeza dos pequenos ramos que não brotaram ou que tenham secado durante o inverno.
Aramação: Em qualquer momento, menos na época de floração.
Dicas: Não se deve deixar muitos frutos em um só galho, pois a tendência é este galho secar no ano seguinte. Para florescer abundantemente, a árvore necessita de exposição a pleno sol.
Você encontra caracteristicas de várias espécies no Site:
http://www.atelierdobonsai.com.br/arvore.html
Parabéns !
ResponderExcluiradorei as explicações,foi muito importante pra mim,émuito bom saber que existem pessoas como vc, interessadas em ajudar.
obrigada!
um abraço
Rose - Santa e Bela Catarina
Fiquei sabendo que o fruto do mini-romã não é comestivel, é verdade? dei um de presente para minha cunhada, porém ainda esta muito novo, sabe me dizer também quantos meses demora para poder dar o fruto?
ResponderExcluirSegue meu site aonde relato algumas experiências com o bonsai que comprei, desde já agradeço sua ajuda:
http://presentes.ogenial.com.br/meus-presentes/bonsai-de-mini-roma/